Perguntas Frequentes sobre as Box de Potencia italianSpeedPerguntas Frequentes da box potencia italianSpeed

Compilámos as perguntas frequentes que nos são colocadas por alguns clientes antes de efetuar a aquisição de uma box de potencia da italianSpeed Portugal. Mas, caso não encontre resposta, no final da página terá um formulário de contacto para que nos possa colocar a sua questão, ou se preferir contacte-nos telefonicamente.

Duas perguntas frequentes: Como instalar a box de potencia? A instalação é difícil?

A instalação é em 95% dos casos muito simples, basta desligar uma ficha e colocar a ficha que vem com a box de potencia. Em alguns casos a ficha estará visível, em outros pode ser necessário retirar a proteção plástica do motor o que é um procedimento acessível a qualquer pessoa mesmo sem absolutamente nenhum conhecimento de mecânica. Todas as box de potencia são acompanhadas de um manual e uma fotografia específica para a sua viatura com a localização da ficha do common rail. Se tiver alguma dúvida contacte-nos.

E nos motores 1.4HDI e 1.6HDI do grupo PSA?

Estes dois motores enquadram-se no 5% onde existe alguma dificuldade a aceder à ficha do common rail. Neste caso e regra geral, dever-se-á retirar a bateria do automóvel e por vezes o suporte da bateria para se poder então aceder facilmente à ficha do common rail. Consideramos que é mais trabalhoso nestes casos, visto que têm de ser desapertados alguns parafusos.

Posso utilizar a box de potencia num outro veículo?

As box de potencia da italianSpeed ao contrário de outras box de potencia genéricas, são feitas especificamente para cada veículo e motorização, com mapas próprios para cada modelo. Se pretender utilizar num outro veículo diesel também com common rail, deverá contactar-nos. Por um baixo valor procedemos à modificação dos mapas para o veículo que pretender e fornecemos a nova cablagem que for necessária.

O meu veículo tem muitos quilómetros, é recomendável colocar uma box de potencia?

Sim, pode colocar a box de potencia no seu veículo de quilometragem elevada, não tendo qualquer desvantagem em fazê-lo, pelo contrário sentirá que ficará muito melhor.

Vou ficar com o veículo a fazer fumo preto?

Sem dúvida uma das perguntas frequentes que mais nos fazem. Não, somente ficará a fazer o mesmo fumo que já tinha porque todos os parâmetros do nível de emissão de fumos e mistura (ar / gasóleo) continua a ser controlado pela centralina.

Perco a garantia de fábrica do meu veículo?

As garantias de fábrica podem ser questionadas quando existe uma alteração substancial por parte do proprietário ao veículo. Aconselha-se que enquanto estiver em vigor a garantia, se faça a remoção da box de potencia ao efetuar as revisões ao abrigo da garantia. Sendo que as box de potencia não alteram as configurações originais da centralina ao contrário de uma reprogramação, não deveria haver nenhum problema mas mais vale não dar um motivo para discussão com o fabricante.

O meu veículo tem o sistema Start e Stop, existe algum problema?

Todas as tecnologias existentes nos veículos modernos, tal como o sistema Start & Stop não são afetadas com a utilização da box de potencia. Como sempre, nada é alterado na centralina, não influenciando assim nenhum destes sistemas.

Devo ter cuidados especiais com a manutenção do veículo?

Deverá sempre cumprir com as manutenções tal como indica o fabricante, não sendo necessário nenhum cuidado especial por utilizar as box de potencia. Se a condução for sempre agressiva, deverá ter mais algum cuidado adicional com os níveis de óleo, substituição de correias, etc. Mas esta recomendação é válida com ou sem a utilização da box de potencia.

Terei problemas com o Filtro de Partículas?

Não pela utilização da box de potencia na sua viatura. Os cuidados a ter com o FAP são os mesmos. Este artigo da ProTeste é bastante esclarecedor, e clarifica o porquê de por vezes haver problemas com o FAP.

Vou ter problemas com o motor?

Os fabricantes dão uma larga margem às capacidades de utilização dos veículos que produzem, afinal têm de ser utilizados em condições bastante diferentes por todo o mundo, com um conjunto de situações diferentes como a pressão atmosférica, as temperaturas, etc. Cumprindo com as manutenções do fabricante terá um motor para “toda a vida” com a box de potencia ou sem box de potencia. Relembramos que os valores originais da centralina não são modificados, portanto os “máximos” permitidos serão sempre controlados pela centralina ao contrário de uma reprogramação.

Tenho uma reprogramação na centralina, posso usar a box de potencia?

Não é aconselhado utilizar a box de potencia, numa centralina já reprogramada. Os parâmetros originais estabelecidos pelo fabricante foram “violados”, e embora possa funcionar existe o risco de causar problemas mecânicos por não se estarem a cumprir os “máximos” definidos de origem.

Um amigo pediu-me para experimentar a minha box de potencia, posso fazê-lo?

Somente se for um veículo exatamente igual, com a mesma motorização e cavalagem. Nas restantes situações não é aconselhável embora muitas vezes funcione, mas não nas condições perfeitas.

Vou ter problemas na minha embraiagem ao utilizar a box de potencia?

Sem box de potencia ou com box de potencia, a correta utilização da embraiagem é que dita a sua longevidade. Arranques ou passagens de caixa agressivas vão influenciar diretamente a embraiagem. Conduzir suavemente mas com o pé esquerdo mesmo que ligeiramente na embraiagem também influenciam… O acréscimo de Binário derivado da utilização da box de potencia, se for corretamente utilizada não prejudica a longevidade da embraiagem.

Disseram-me que ao utilizar a box de potencia vou ter problemas com a injeção. É verdade?

É certamente mais seguro não ter problemas com a box de potencia, do que utilizando uma reprogramação. Problemas poderá sempre ter mesmo sem a utilização da box de potencia, e não devem ser atribuídos por se estar a utilizar a box de potencia, visto que a nossa principal preocupação é a segurança dos componentes mecânicos.

Vou poupar combustível?

Sim, se efetuar a mesma condução que efetua atualmente. O fato de dispor de maior potencia e binário, ajuda diretamente a que não seja necessário acelerar tanto quanto acelerava para manter a mesma performance.

O meu veículo é de caixa automática, existe algum problema com isso?

Absolutamente nenhum problema. Aliás, muitos clientes estão bastante satisfeitos com o melhor comportamento das passagens de caixa utilizando agora a box de potencia.

Tenho um motor 1.9 TDI do Grupo VW, posso utilizar a box de potencia?

É sem dúvida uma das perguntas frequentes com mais realce. Visto que o parque automóvel tem muitos veículos a utilizar estes motores 1.9 TDI do grupo VW, recebemos para esta motorização muitas solicitações. Mas, as box de potencia da italianSpeed Portugal foram feitas para a sua utilização com a tecnologia common rail, não com o sistema antigo injetor – bomba de alta pressão. Poderá ler mais sobre este assunto no artigo que disponibilizámos.

Não encontro resposta para a dúvida que tenho.

Esperamos que após a leitura das perguntas frequentes que nos são colocadas, tenha esclarecido eventualmente alguma que tenha mas se não encontra resposta neste pequeno FAQ, contacte-nos por telefone ou email para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Teremos todo o gosto em fazê-lo.

Pretendo esclarecer dúvidas!

1 + 2 =

Shares
Share This