Diesel ou Gasolina, qual o melhor?

O ponto principal a considerar é a utilização que se vai dar ao veículo, a kilometragem que se espera fazer por ano e quanto tempo iremos possuir a viatura. Diesel ou Gasolina é sempre uma decisão que tem de ser bem ponderada.

No passado as viaturas diesel possuíam motores barulhentos e a distância em performances para as viaturas a Gasolina eram enormes. A tecnologia evoluiu, o mercado automóvel em especial na Europa virou-se completamente para motores diesel e hoje em dia vê-se poucas viaturas a Gasolina a circular no nosso pais. Todas as desvantagens que um motor diesel possuía foram gradualmente aniquiladas e tornou-se hábito a compra de um diesel, porque as prestações são bastante agradáveis, o trabalhar característico deixou de existir e neste nosso quintal plantado à beira mar os consumos passaram a ser um mote para não se ponderar a compra de uma viatura a gasolina.

Gradualmente, até marcas de topo como a Porsche passaram a ter viaturas diesel no seu leque de ofertas e as vendas provam que estavam certos, tinham que ter ofertas diesel. Mas será que um motor diesel é superior a um motor a gasolina? Tecnicamente um motor a gasolina pode trabalhar a rotações bastante mais elevadas produzindo assim mais potência, mas um motor diesel com o mesmo volume emana um binário bastante mais elevado. Se considerarmos que com a mesma quantidade de combustível a energia gerada por um motor diesel é superior consegue-se feitos como a Audi e a Peugeot conseguiram nas 24 horas de Le Mans, em parte porque os consumos de combustível foram inferiores e evitam assim paragens o que significa mais tempo em estrada.

A compra de um automóvel diesel é por norma mais dispendiosa do que uma viatura a gasolina, e portanto há que considerar que só com bastante kilómetros por vezes compensa este diferencial inicial. Na venda é normal que a mesma viatura diesel seja mais cara do que a homóloga a gasolina, mas por vezes o diferencial já não é tão grande como o preço de novo.

Considerando a manutenção, a verdade é que os diesel são mais caros mas por outro lado o intervalo das revisões também é superior o que pode compensar o diferencial. Tal qual como o fator poluição… ao contrário do que muitas vezes se diz, uma viatura a gasóleo / diesel é mais poluente do que a sua homóloga a gasolina, mas como consome menos combustível ao fim de alguns anos pode-se dizer que poluiu menos do que a sua homóloga a gasolina.

Gasolina ou Diesel
  • https://www.facebook.com/italianspeed/
  • https://plus.google.com/u/1/b/115697770084994085560/+ItalianspeedPt/

Diesel ou Gasolina

Todos este fatores devem ser colocados na balança, na aquisição e as contas têm de ser bem feitas a não ser que seja o principal requerimento. A condução de uma viatura atual turbo diesel é por norma mais agradável do que uma a gasolina, o fator binário aqui é o principal culpado. Como potência absoluta, status e para quem não está preocupado com consumos adquirir um topo de gama a gasolina é a opção indiscutível, para quase tudo o resto um motor turbo diesel cumpre com a sua função, excepto se for para estar parado na garagem.. e disse quase tudo porque voltamos a ter motores a gasolina a considerar nas escolhas. Os motores TSI do grupo VW por exemplo, ou motores como o 1.2 Tce da Renault, ou ainda os motores THP do grupo PSA, são excelentes escolhas a considerar. Basta por exemplo verificar o Peugeot 308 1.2 E-THP 130cv, é uma excelente alternativa face à aquisição de um diesel.

Pedimos desde já desculpa por ser em inglês, mas este vídeo é muito interessante e mostra bem a evolução que os motores turbo diesel têm tido. A comparação entre um BMW M3 a Gasolina e um Alpina D3 a Diesel pode revelar algumas surpresas!

 

Shares
Share This