A verdade sobre Box de Potencia… Quer saber?

Existem box de potencia e existem box! Há que fazer uma distinção acerca das box baratas e de péssima qualidade que se encontra em muitos vendedores e sites de leilões pela Internet, das verdadeiras Box de Potencia.

Esta distinção faz todo o sentido, porque procurando pela Internet acerca destes tópicos encontra-se muitos comentários negativos que prejudicam os fabricantes das Box de Potencia, ou “Tuning Boxes” ou “Power Boxes” de qualidade e que aplicam bastante conhecimento e tecnologia para criar produtos e mapas que merecem atenção.

As box baratas que prometem valores incríveis de aumentos de potência funcionam de maneira muito básica, metendo mais combustível no motor. Aparentemente isto mostra mais potência mas combustível a mais não é uma estratégia muito boa, provoca diversos problemas e pode causar problemas no funcionamento do motor.

bad tuning box
  • https://www.facebook.com/italianspeed/
  • https://plus.google.com/u/1/b/115697770084994085560/+ItalianspeedPt/

Ainda pior é o caso das “caixas” que na verdade usam somente uma resistência que altera o sinal da tomada de ar para a Centralina (ECU)… Estes fabrícos, muitos deles artesanais até se ensinam a fazer em sites como o youtube e estão ao alcance de muita gente que tenha um ferro de soldar e gaste uns “cêntimos” em material eletrónico (uma resistência e alguns fios) e alguma paciência. Estes casos nem devem ser comentados… todo o cuidado é pouco.

Uma verdadeira tuning box / box de potencia deve “levar ás costas” a ECU. Deverá ter um processador, que quanto mais potente melhor será a entrega de potencia, que terá acesso ás leituras em tempo real dos sensores e enviar o sinal ajustado para controlar o maior número de parâmetros possíveis como o combustível, o ponto certo da explosão e o turbo. Deverá igualmente ter um excelente circuito e mapas específicos bem desenhados para cada motor.

Os fabricantes de automóveis têm de ter mapas muito restritos de modo a obter bons resultados para muitas situações diversas, como a qualidade do combustível, as condições climatéricas, emissões de gases, tipo de condução, etc., e que funcionem em muitos países diferentes. Sendo assim, uma boa box de potencia deverá conter mapas bem trabalhados e que aproveitam estes mapas restritos dos fabricantes para facilmente conseguir bons resultados relativamente ao mapa base que está presente na ECU.

Uma Box de Potencia generalista, que funciona em qualquer veículo / motor dificilmente terá alguma qualidade, e só vai levar a problemas. Mesmo para cada modelo de automóvel que usa o mesmo motor, cada mapa é um mapa porque as variações de peso, número de velocidades, etc., influenciam bastante.

Uma verdadeira Box de Potencia pode ter melhores resultados do que uma reprogramação generalista, no entanto as reprogramações existem e têm lugar no mundo automóvel se o objetivo é a performance absoluta sem mais compromissos, ou quando são feitas modificações de relevo a outros componentes. E tal como as más Box de Potencia, há que também diferenciar as más reprogramações. Existem casos de após várias reprogramações mal sucedidas, a solução é mesmo uma boa Tuning Box. Não basta saber o procedimento e ter as condições técnicas para se efectuar a reprogramação, há que saber programar!

Quando se adquire uma Box de Potencia de qualidade está-se a adquirir um conjunto de benefícios para o automóvel e para o prazer de condução que se pode obter, sem sacrificar a manutenção e/ou os intervalos de serviço, a qualidade dos lubrificantes, etc.

condutor feliz
  • https://www.facebook.com/italianspeed/
  • https://plus.google.com/u/1/b/115697770084994085560/+ItalianspeedPt/

É também importante referir que uma boa Box de Potencia permite alguma intervenção do seu modo de funcionamento. Com o uso de micro switches é possível ao condutor selecionar diferentes mapas com objetivos diferentes de utilização. De qualquer modo é normal que alguns veículos funcionem melhor com alguns mapas do que outros devido ás diferenças das tolerâncias e uso do veículo.

Em especial nos veículos turbo diesel os ganhos são bastante substanciais tanto na performance como nos consumos. É sempre uma excelente aquisição.

Como saber que está a comprar uma boa Box de Potencia?

Além do que foi mencionado é conveniente também verificar a reputação do fabricante, o acompanhamento e suporte que é prestado, as opiniões efetuadas por compradores reais, a garantia, a possibilidade de reutilizar o produto são algumas delas. A verdade é que a leitura de forums pode ser bastante esclarecedor, mas como infelizmente em muitas situações na Internet existem pessoas que apenas sabem denegrir a imagem de certos produtos, porque é relativamente fácil fazê-lo.

Aqui na italianSpeed Portugal estamos a ter em consideração todos estes pormenores e a trabalhar o website de modo a que se possa realmente perceber e ter uma ideia válida do que se está a comprar. Tal como os nossos clientes, também somos consumidores e todos nós gostamos de comprar um bom produto e não levar “gato por lebre”.

condutor feliz 2
  • https://www.facebook.com/italianspeed/
  • https://plus.google.com/u/1/b/115697770084994085560/+ItalianspeedPt/

Com o tempo esperamos disponibilizar exemplo reais dos ganhos obtidos após testes válidos, mais depoimentos dos nossos clientes sobre a sua experiência com o produto, um sistema de avaliações válido, disponibilização on-line dos manuais de instalação, vídeos ou fotos demonstrativas dos diversos procedimentos, politica de devolução, artigos de esclarecimentos, etc. Tudo para que se crie o máximo de confiança e se disponibilize o máximo de informação a quem compra.

Shares
Share This